Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atletismo PcD conquista 11 medalhas



Competidores da Cidade faturam 5 ouros
A equipe de atletismo para pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; e Associação Paradesportiva do Litoral Paulista - APLP) faturou 11 medalhas (cinco ouros, duas pratas e quatro bronzes) no VIII Troféu Sérgio Del Grande. O certame, finalizado no último domingo (29), ocorreu na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

Medalhas de ouro para Heitor Mariano dos Santos, categoria T53, provas de 200, 800 e 1.500 metros para cadeirantes; e Janaína Oliveira Nascimento, F36, arremesso de peso e lançamento do disco. Esta foi a primeira competição oficial disputada pela paratleta. Segundo lugar para Valmir Coelho Magno, F56, lançamento do dardo e peso. Medalhas de bronze para o próprio Magno, T54, 200 metros para cadeirantes; e Elenice do Nascimento dos Santos, F37, peso, disco e dardo.

A turma local recebe orientação técnica dos professores Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Daniela Eiko Itani. O evento promovido pelo Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), tem apoio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo), Prefeitura Municipal de São Paulo (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação) e Instituto Aurélio Miguel.

Vale frisar que as regras do Comitê Paraolímpico Brasileiro determinam a divisão de classes: F11 a F13 e T11 a T13 (deficientes visuais), F20 e T20 (deficiente mental), F 31 a F34 e T31 a T34 (paralisia cerebral/cadeirante), F35 a F38 e T35 a T38 (paralisia cerebral/ambulante), F40 (anões), F41 a F46 e T41 a T46 (amputados e outros), F51 a F58 e T51 a T54 (poliomielite, lesão medular e amputação), As letras F correspondem as provas de campos. As letras T as disputas de pista.

Treinos – As equipes PcD, masculina e feminina, de Praia Grande treinam de segundas às sextas-feiras, das 8 às 17 horas, na pista municipal de atletismo (Rua José Bonifácio, junto ao Terminal Rodoviário Tude Bastos, Bairro Sítio do Campo). O local possui certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). Isto possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais e que os recordes estabelecidos na pista sejam oficialmente homologados.

Nenhum comentário: