Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PG classifica quatro caratecas para Sul-Americano



Campeonato Sul-Americano ocorre de 25 a 30 de junho
A equipe de caratê de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK) qualificou quatro atletas para o Campeonato Sul-Americano, que ocorre de 25 a 30 de junho, em Lima no Peru. A seletiva nacional, finalizada no último domingo (29), ocorreu no Ginásio da Escola de Educação Física da Polícia Militar, em São Paulo.

De Praia Grande, garantiram vaga no torneio continental: Gabriel Stankunas Pereira, kumitê, categoria infantil A, peso menos de 45 kg, 3º kyu e acima; Sabrina da Silva Rodrigues, kumitê, menos de 59 kg, Junior, 3º kyu e acima; Juliana Oliveira Menezes, kumitê, cadete, menos de 54 kg, 3º Kyu e acima; e Jéssica Linhares, katá, infantil A, 3º kyu e acima.

A competição contou com disputas de kumitê (luta) e katá (exibição de movimentos). Nas categorias infantil A (12 e 13 anos), cadete (14 e 15), júnior (16 e 17) e sub-21. Existiu também, divisão por peso e graduação (kyu). Quanto menor o kyu (faixa), mais evoluído é o atleta: branca (6º kyu), amarela (5º), laranja (4º), verde (3º), azul ou roxo (2º), castanho ou marrom (1º).

Dados – Neste ano, Gabriel Stankunas Pereira venceu a Copa Brasil de Caratê. Em 2011, no Ceará, o atleta integrou a seleção brasileira que disputou o Campeonato Pan-Americano. Em Assunção, no Paraguai, conquistou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano. Terminou em terceiro lugar no Campeonato Paulista Infantil. Em 2010, conquistou os títulos paulista, da Copa São Paulo e do Campeonato Brasileiro. Em 2009, faturou o título brasileiro. Em 2008, sagrou-se campeão do 11º Festival Internacional.

Neste ano, Sabrina da Silva Rodrigues venceu a Copa Tietê de Caratê. Em 2011, na Malásia, na Ásia, conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial. Faturou medalhas de prata no Pan-Americano e de bronze no Sul-Americano. Foi campeã paulista e terminou na quarta colocação no Brasileiro. Em 2010, foi campeã paulista e brasileira. Foi terceira colocada no Brasileirão de 2009; ganhadora do paulista de 2008 e segunda colocada em 2007 e 2010. Iniciou no caratê em 2004, na EM Carlos Roberto Dias. Nascida em São Paulo, reside no Bairro Forte desde os 9 anos, quando o pai (militar) foi transferido para a Cidade.

Juliana Oliveira Menezes, em 2011, foi campeã paulista e dos Jogos Escolares de Praia Grande. Em 2010, sagrou-se campeã brasileira de kumitê e foi bronze no katá; venceu a Copa São Paulo. Obteve medalha de bronze no Campeonato Paulista Escolar (representando o Externato Passionista Santa Maria – Bairro Sítio do Campo).

Nesta temporada, Jéssica Linhares garantiu medalha de bronze na Copa São Paulo. Em 2011, sagrou-se campeã brasileira e paulista. Ficou na terceira colocação na 9ª Copa Brasil Biolab. Em 2010, venceu a Copa São Paulo, conquistou medalhas de bronze no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa), e no Campeonato Paulista Escolar. Em 2009, foi campeã paulista, do 63º Torneio Mestre Matsumura e terceira colocada no Campeonato Brasileiro. Em 2008, faturou medalha de bronze no Brasileirão.

Treinos - Vale frisar que os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em seis Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia), Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi) e Ômega Fitness (Allan Jozala – Caiçara), Escola Celestin Freinet (Sérgio de Freitas – Guilhermina), Ginásio Rodrigão (Denise Santos – Tupi) e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: