Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Tawany Gianelo ganha prata na Copa de Lyon de Judô



Atleta da Cidade integra selecionado nacional sub-20
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) e integrante da seleção brasileira sub-20, Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping/Escola Técnica Fortec), 16 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), brilhou mais uma vez no cenário internacional. No último sábado (12), a atleta conquistou medalha de prata na Copa de Lyon, na França (etapa do Circuito Europeu, categoria júnior).

Na primeira luta, Tawany venceu, por yuko (pontuação mínima do judô), a francesa Cheyenne Mounier. Depois, com a mesma pontuação, superou outra atleta da casa, Anais Mamelin. Na semifinal, ganhou, por ippon (golpe perfeito do esporte – pontuação máxima), de Noelle Grandjean (França). Na decisão, Tawany perdeu, por ippon, para a romena Rut Barna.

Ucrânia – Agora Tawany segue com a seleção brasileira para período de treinos e competição na cidade de Kiev, na Ucrânia. A judoca da Cidade está acompanhada da técnica praiagrandense, Danusa Shira Bittencourt, que também comanda o time nacional. Esta é a primeira viagem oficial de Danusa a frente da equipe sub-20 verde e amarela.

A jovem judoca de Praia Grande tem ótima lembrança de Kiev. Em 2011, Tawany sagrou-se campeã mundial juvenil (16 e 17 anos), feito inédito na história do esporte local. Foi também, a única medalha de ouro do Brasil na competição. “Este intercâmbio é muito importante. Espero dar o meu melhor para voltar com um bom resultado para o Brasil", declarou Tawany antes do embarque.

Currículo – Nesta temporada, Tawany realizou período de treinamentos com a seleção nacional em Paris, na França, no Institut National du Sport, de L´expertise et de la Performance, o Centro Francês de Alto Rendimento. Durante cinco dias, ela esteve no continente europeu, trabalhando ao lado de judocas alemães, franceses e japoneses. Ela sagrou-se campeã das categorias sub-20 e sênior na Copa São Paulo e Campeonato Brasileiro Regional (Sul-Sudeste).

Em 2011, além da conquista do título mundial, venceu o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17). Em novembro, em Mogi das Cruzes, a jovem atleta tornou-se a mais nova da história de Praia Grande a conquistar medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta. Em setembro, em Santiago, no Chile, sagrou-se campeã pan-americana.

Campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapa do circuito europeu, mundial; e ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a judoca de Praia entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário: