Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Caratê de Praia Grande disputa Campeonato Paulista Escolar

Atletas da Cidade destacam-se na segunda etapa do torneio
 
 
XAFTEC
Evento qualifica atletas para campeonato brasileiro
Neste domingo (26), a partir das 8h30, no Ginásio do Club Athlético Paulistano, em São Paulo, Capital, atletas da equipe de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer - SEEL, Secretaria de Educação – Seduc; LPK e Associação de Pais - APK) disputam o Campeonato Paulista Escolar de Caratê. Participam lutadores de 7 a 17 anos. A disputa regida pela Federação do Desporto Escolar do Estado (FEDEESP) conta com apoio da Federação Paulista (FPK).

A competição serve como seletiva para a formação da seleção estadual que participa em 14 de setembro, em Brasília, do Campeonato Brasileiro Escolar. Os vencedores do evento nacional qualificam-se para lutar no Campeonato Mundial, que ocorre de 27 de novembro a 4 de dezembro, também em Brasília. A disputa é regida pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF).

Dados – No Paulistão Escolar, há disputas de katá (exibição de movimentos na qual avalia-se a perfeição dos golpes) e kumitê (luta). O torneio reúne atletas das categorias mirim A (7 e 8 anos), mirim B (9 e 10), infantil (11 e 12), cadete (13 e 14) e júnior (15 a 17). Há também, divisão por peso e graduação (kyu). Quanto menor o kyu, mais evoluído é o atleta: branca (6º kyu), amarela (5º), laranja (4º), verde (3º), azul ou roxo (2º), castanho ou marrom (1º).

Nenhum comentário: