Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PG sobe ao pódio na segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Time municipal fatura medalhas de ouro e bronze
 
 
paratletas da cidade competem em curitiba
A equipe de pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL e Entidade Profissional Atlética e Social – EPAS) conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze na segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo – Troféu João Schwindt, evento regido pela Confederação Brasileira (CBC) e Comitê Paraolímpico (CPB) com apoio da Federação Paulista (FPC). A prova realizada no último sábado (6), ocorreu em Curitiba, no Paraná.

O título veio com Bruno Gabriel Gonzaga Simões, categoria T1 (lesão membros superiores). Ele completou os 21,2 quilômetros de prova na estrada, em 30min12seg92. O terceiro lugar foi conquistado por Márcia Ribeiro Gonçalves Fanhani com a guia Flávia, na tandem (deficiência visual – bicicleta tem dois assentos e os competidores devem pedalar em sincronia, na frente vai o não deficiente e atrás o paratleta). Elas completaram os 50, 88 km de prova, em 1h20min39seg.

Pódio – Em junho, no município de Peruíbe, o time praia-grandense obteve conquistou duas medalhas (um ouro e um bronze) na primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo. Na prova de estrada (1.650 metros), Bruno sagrou-se campeão. Medalha de bronze para Márcia e Daiane na tandem. Vale frisar que a equipe municipal tem como responsável Maria Lúcia de Jesus.

Dados – Em 2012, em Peruíbe, na primeira etapa da Copa Brasil, prova de estrada (2,7 km), tandem, medalha de bronze para Márcia e Daiane. Na terceira etapa do evento nacional, em Brasília, na estrada, tandem, vice-campeonatos para Willian Fanhani dos Reis com Kenichi Santos, e Márcia e Daiane. Em 2011, em Brasília, Márcia, pedalando com Flávia Vitalle, sagrou-se vice-campeã brasileira de paraciclismo, tandem, provas de estrada e contra-relógio. Vale frisar que o grupo municipal tem como responsável Maria Lúcia de Jesus Silva.

O paraciclismo começou a ser praticado na década de 80, inicialmente para atletas deficientes visuais, usando bicicletas tandem.A primeira aparição do esporte nos Jogos Paralímpicos aconteceu na edição de 1984, que teve como sedes a cidade americana de Nova Iorque e Stoke Mandeville, na Inglaterra. À época, foram disputadas apenas provas de estrada.A partir dos Jogos de Atlanta, em 1996, houve a entrada das competições de pista. Já a edição de Sydney, em 2000, introduziu as handbikes (bicicleta impulsionada com as mãos).O Paraciclismo tem suas regras feitas pela União Ciclista Internacional.

Nenhum comentário: