Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PG conhece datas e sede dos Jogos Regionais

Delegação local compete em junho, na cidade de Osasco
PG compete na primeira região
A delegação de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – Seel e Educação - Seduc) encara duas novidades na realização dos 58º Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região. A competição que tradicionalmente ocorre em julho, foi adiantada e ocorre de 18 a 28 de junho. Isso por que a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) visa não conflitar datas com a fase final da Copa do Mundo de Futebol que ocorre de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.

A segunda novidade é que a competição acontece em Osasco. Em 2013, em Barueri, realizou-se pleito para a escolha das cidades-sedes de 2014 e 2015. Para este ano, não houve candidatas. Para a próxima temporada foi eleito o município de Mauá. Ou seja, agora o grupo praia-grandense já pode traçar a logística para o evento: transporte, escolha de dormitório, entre outros, e os times locais já começam a treinar forte para a disputa.

Os Jogos Regionais é competição classificatória para os Jogos Abertos do Interior. A SELJ divide as cidades do Estado em oito blocos. Na primeira região estão Baixada Santista e Grande ABCD, entre outros municípios, na disputa de 24 modalidades (boxe e luta olímpica só existem no JAI).

Nos Regionais de 2013, o grupo de Praia Grande terminou em sexto lugar, com 87 medalhas (41 ouros, 27 pratas e 19 bronzes). O número de subidas no pódio (total) e os primeiros lugares conquistados são os novos recordes municipais. Quando se avalia o desempenho das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista nesta disputa, Praia Grande firmou-se como a segunda força esportiva. Pela sexta temporada seguida, a delegação local manteve a escrita de jamais ter sido rebaixada da primeira para a segunda divisão.

Joguinhos – As outras duas competições mais importantes promovidas pela SELJ também já estão com data definida. A partir de 1º de maio, as equipes de Praia Grande iniciam a disputa da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos. A final estadual está marcada para ocorre de 9 a 18 de outubro, em cidade ainda não definida.

Os Jogos Abertos da Juventude destinam-se a competidores de 10 a 19 anos. A disputa conta com representantes de todas as regiões do Estado. Primeiro, ocorre a fase sub-regional, onde as equipes da Baixada Santista jogam entre si, em turno único. Segundo, vem a fase regional, na qual as disputas envolvem cidades do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Por fim, chega-se à fase estadual, determinando-se o grande campeão do evento.

Em 2013, 90 atletas de Praia Grande qualificaram-se para disputar a etapa final dos Joguinhos. Classificaram-se as seleções de atletismo masculina e feminina (M/F); futsal M/F, judô M/F, ginástica artística M/F, ginástica rítmica desportiva (GRD) F, natação M/F e tênis M. Foi o melhor resultado da história da Cidade na fase pré-final dos Joguinhos. (A final estadual não foi realizada pela SELJ).

Jogos Abertos - A 78ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni acontece de 3 a 15 de novembro, em Bauru. Os Abertos é o campeonato mais importante do Estado. Envolve mais de 250 cidades e 14 mil atletas, que se dividem em primeira e segunda divisões, na disputa de 26 modalidades esportivas.

Nos Abertos de 2013, a turma de Praia Grande terminou no 11º lugar (igualando 2011), o melhor da história. Trouxe 36 medalhas (12 ouros, 11 pratas e 13 bronzes) e marcou novo recorde local no número de primeiros lugares obtidos. O grupo da Cidade se consolidou como uma das potências esportivas estaduais. Somadas as 14 cidades que disputaram a primeira divisão, Praia Grande está entre as 25 melhores da maior competição do Estado. São Paulo tem atualmente, 645 municípios. 

Nenhum comentário: