Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Jogos Escolares de PG devem reunir mais de três mil alunos

Nos dois últimos anos (2015 e 2016) dos Jogos Escolares de Praia Grande, competiram mais de três mil alunos. Nesta temporada, a expectativa não é diferente. A maior competição realizada pelo poder público municipal reúne alunos do ensino fundamental e médio (de 8 a 17 anos), em 21 modalidades: atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futebol, futebol de praia, futevôlei, futsal, ginástica artística, handebol, handebol de praia, judô, natação, skate, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Há ainda, a disputa de rainha e rei (miss e mister) dos Jogos.

As instituições de ensino (públicas - municipais e estaduais - e particulares) interessadas em participar dos Jogos Escolares de Praia Grande 2017 podem fazê-lo até o dia 10 de março, de segundas as sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; por meio do e-mail jogosescolarespg@gmail.com ou presencialmente na sede da SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33.579, Bairro Tupiry). O evento, regido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), tem apoio da Secretaria de Educação (Seduc).

No dia 10 de maio, no auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim - na Secretaria de Educação – Seduc, ao lado da Prefeitura), ocorre o congresso técnico do evento. As primeiras disputas ocorrem a partir de 23 de maio, com a realização dos esportes de praia. As partidas finais acontecem em 28 e 29 de novembro, com as decisões das modalidades de quadra.

Dados - Em 2016, mais de três mil alunos de 56 instituições de ensino (pública e privada) competiram. A turma do Colégio Objetivo (Bairro Tupi) sagrou-se hexacampeã (2016, 2015, 2014, 2013, 2012 e 2010) dos Jogos Escolares de Praia Grande. Assim, tornou-se a maior vencedora de todos os tempos. Na sequência da classificação final, ficou a equipe do Colégio Recanto Educacional (Boqueirão) com 171 pontos, Colégio França (Caiçara) com 144,5, Escola Celestin Freinet (Guilhermina) com 106, Escola Estadual Vila Tupi (Tupi) com 94 e Escola Municipal Professora Elza Oliveira de Carvalho (Glória) com 93.

A pontuação obtida por cada instituição de ensino, na disputa de cada esporte e sexo, define a vencedora dos Jogos Escolares. Assim como ocorre nos Jogos Regionais e Abertos, o primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo fatura sete. O terceiro ganha seis; o quarto leva cinco; o quinto obtém quatro; o sexto detém três; o sétimo pega dois; e o oitavo conquista um ponto. Todas as escolas participantes recebem um ponto de bonificação, por modalidade e sexo. O mesmo ocorre com as instituições que estarão desfilando no concurso de miss e mister (rei e rainha). Quando há empate de equipes na mesma posição dobram-se os pontos e divide-se pelo número de times empatados. Então, por exemplo, a escola A foi campeã do torneio de atletismo masculino. Logo, ganha nove pontos mais um pela participação; totalizando 10. A mesma escola esteve presente no concurso de miss. Fatura mais um ponto e chega a 11. E assim ocorre nas 21 modalidades disputadas. Esta somatória é que consagra a escola campeã geral dos Jogos.

Nenhum comentário: