Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Judoca faz duas lutas na República Tcheca

Competindo pela primeira vez com a seleção nacional adulta (feito inédito para a Cidade), a judoca de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer - SEEL - e Educação - Seduc), Gilmara Cristina Prudêncio (Descartari, Raito Express e Centro de Alta Performance Pandelo), 23 anos, peso leve (52 a 57 kg), fez duas lutas no Campeonato Europeu Aberto, realizado no último final de semana (4 e 5), na cidade de Praga, na República Tcheca.

Na primeira, Gilmara venceu, por ippon (golpe perfeito da modalidade), a tcheca Renata Zachova. Na segunda, foi derrotada, por pontuação, pela polonesa Anna Borowska. "Foi o início de um trabalho. Dessa vez, a medalha não veio, mas a luta continua. Vou me dedicar e esforçar cada dia mais, sempre com alegria. Que venha o Grand Slam do Azerbaijão", disse a judoca.

Após a participação no evento da República Tcheca, Gilmara (e a seleção brasileira feminina) compete neste sábado e domingo (11 e 12), em Baku, no Azerbaijão, do Grand Slam Internacional. Depois, fechando o ciclo de março, nos dias 25 e 26, no município de Lima, no Peru, ela encara o Campeonato Aberto Pan-Americano.

Dados - No início do ano, Gilmara ficou em segundo lugar na primeira etapa da seletiva nacional classificatória para os Jogos Olímpicos de 2020, que ocorrem em Tóquio, no Japão. Assim, a judoca praia-grandense classificou-se para a seleção brasileira, juntamente com a campeã da seletiva Tamires Crude (campeã nacional adulta em 2016) e a já qualificada Rafaela Silva (campeã mundial em 2013 e olímpica em 2016). O trio defenderá o Brasil nas competições internacionais de 2017.

Em 2016, Gilmara sagrou-se bicampeã (2015 e 2016) dos 64º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), campeã brasileira universitária de lutas (individual e por equipe), campeã regional, brasileira regional e da Copa São Paulo; terceira colocada no Paulistão Sênior e na 44ª Copa Kimonos Budokan. Fez parte do grupo que treinou com a seleção brasileira de judô sênior (adulta) que se preparou para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Pelo segundo ano seguido (2015 e 2016), foi eleita a melhor da modalidade pela Atlética da Universidade Paulista (UNIP). A eleição levou em conta todas as lutadoras das 30 unidades da instituição no Estado. 

Ao longo da carreira, soma 12 medalhas conquistadas nos Jogos Abertos do Interior (é recordista local), foi campeã dos Jogos Regionais, Paulista sub-23, por faixa e estudantil; dos Jogos Abertos Brasileiros, estadual do interior, integrou a seleção brasileira sub-21 e disputou as Copas de Lignano, na Itália, e de São Petersburgo, na Rússia. Em 2010, entrou para a história do esporte de Praia Grande. 

No 74º Jogos Abertos do Interior, tornou-se a primeira atleta da Cidade a conquistar dois ouros numa mesma edição do certame e em duas modalidades diferentes. Ela foi campeã até 59 quilos, na luta olímpica; e no peso leve, no judô. Conquistou ainda, prata e bronze, nos torneios de judô por equipes e nague no katá (formas). Gilmara nasceu em Vinhedo, mas reside há mais de 10 anos no Bairro Tupi, em Praia Grande. Começou a praticar judô na escolinha da Cidade, na Escola Municipal José Padin Mouta. Chegou a integrar o Projeto Futuro de São Paulo. 

Nenhum comentário: